Concurso Culinário “Mueller – Receitas que Ultrapassam Gerações” integra a 33ª Festa do Imigrante em Timbó

As inscrições podem ser feitas a partir de 1º de outubro, no Espaço Mueller no Biergarten, durante a festa, ou no Centro Integrado de Cultura (CIC), em horário comercial.

Por Roman Raiter 01/10/2025 - 07:47 hs
Foto: PMT


A Fundação de Cultura e Turismo de Timbó promove, durante a 33ª Festa do Imigrante, o concurso culinário “Mueller – Receitas que Ultrapassam Gerações”, uma das novidades da edição desta edição. A iniciativa busca valorizar a gastronomia ítalo-germânica e preservar as memórias afetivas transmitidas de geração em geração.


O concurso é aberto a moradores de Timbó e cada participante poderá inscrever uma receita por categoria, acompanhada de nome do prato, ingredientes, modo de preparo e uma breve história que conte sua origem ou inspiração.


As disputas acontecem conforme o cronograma da festa:


- 3/10 (sexta-feira): Cuca

- 4/10 (sábado): Recheio de Marreco

- 8/10 (quarta-feira): Geleia Caseira

- 9/10 (quinta-feira): Risoto

- 10/10 (sexta-feira): Sagu

- 11/10 (sábado): Bolacha Caseira


As inscrições podem ser feitas a partir de 1º de outubro, no Espaço Mueller no Biergarten, durante a festa, ou no Centro Integrado de Cultura (CIC), em horário comercial.


No dia do concurso, os pratos devem ser entregues já prontos para consumo no Espaço Mueller, uma hora antes das avaliações. A programação diária será: 18h recebimento dos pratos, 19h votação popular e 21h premiação.


A escolha dos vencedores será feita pelo público visitante, com direito a um voto por categoria. Os três pratos mais votados de cada noite serão premiados. O 1º lugar receberá um eletrodoméstico Mueller, enquanto 2º e 3º lugares ganharão brindes da marca, além de certificado de participação.


O regulamento completo pode ser conferido pelo link: https://www.timbo.sc.gov.br/wp-content/uploads/2025/09/Regulamento-Concurso-Culinario-Mueller-%E2%80%93-Receitas-que-Ultrapassam-Geracoes.pdf. O concurso reforça a tradição gastronômica de Timbó e a ligação cultural entre passado e presente, em uma experiência que celebra tanto a herança ítalo-germânica quanto a história da Mueller, empresa timboense referência nacional.


Foto: Daniel Zimmermann